Adriano Espeschit – Diretor Executivo

Engenheiro de Minas, formado pela EEUFMG em 1987, CREA 47.463/D, 4ª Região. Atualmente é sócio da J.Mendo e exerce o cargo de Diretor Executivo da Empresa. Como voluntário é Diretor da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas onde ocupa também a Presidência do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia. Na Sociedade Mineira de Engenheiros – SME é Diretor e Presidente da Comissão Técnica de Mineração e Metalurgia. Atualmente é o Diretor Presidente da Organização Mineronegócio.

Experiência profissional de mais de 30 anos nas áreas de Mineração e Siderurgia no planejamento de lavra e produção, beneficiamento e embarques de níquel, areias betuminosas (Oil Sands), minério de ferro, cobre, manganês, ouro, zinco, chumbo, bauxita, fosfato, nióbio e potássio. Diretor de Operações da Steel do Brasil Participações S.A. durante o processo de intermediação dos direitos minerários da Minas Bahia Mineração Ltda. – MIBA para a Eurasian Natural Resources Corporation – ENRC. CEO da E3 – Energy, Environment & Emergency durante 2010 e 2011 e Diretor de Operações da Mina Santa Rita da Mirabela Mineração do Brasil Ltda. durante os anos de 2008 e 2009. Gerente Geral de Mount Keith Nickel Operation, maior operação a céu aberto de níquel do hemisfério sul, durante 2007 e 2008, na Austrália pela BHP Billiton.

Atuação como Gerente Geral de Mineração da Mina do Sossego da Vale S.A. durante a implantação do projeto e Líder de Desenvolvimento de Projetos do Departamento de Mineração e Desenvolvimento da Shell Canadá entre 2005 e 2006.

Profissional com habilidades no gerenciamento de projetos corporativos obtendo efetivas reduções de custos em toda a cadeia produtiva, na elaboração e implementação de contratos de prestação de serviços e no estabelecimento de procedimentos, políticas e controles operacionais. Grande capacidade empreendedora demonstrada na estruturação e start-up de operações, na gestão de empresas de diferentes portes, na formação de equipes, parcerias e alianças estratégicas e na obtenção e aplicação de investimentos.

Visão estratégica do setor mineral associada à sólida rede de relacionamentos com órgãos reguladores, entidades de classe e com lideranças empresarias, operadores e provedores de serviços, fornecedores de equipamentos e de tecnologia. Liderança com foco em resultados baseada no envolvimento e participação das pessoas em suas próprias especialidades melhorando a performance média das equipes. Habilidade em relacionamento e negociação.

Membro da SME – Society for Mining Metallurgy and Exploration (USA), do CIM – The Canadian Institute of Mining, Metallurgy and Petroleum e do AusIMM – The Australasian Institute of Mining and Metallurgy.

 

Diretoria