Décio Sândoli Casadei

Engenheiro de Minas graduado pela USP, Mestre em Tecnologia Mineral pela USP e Doutor em Engenharia Mineral pela USP. É pós-graduado em seis cursos realizados nos EUA e um na Suécia. Especialista em desmonte de rochas, risco ambiental, gerenciamento de custos e hidrologia na mineração. Membro da The Society of Mining Engineers desde 1980 e da International Society of Explosives Engineers desde 1994.

Ocupou os cargos de presidente da Associação Paulista de Engenheiros de Minas e da Federação dos Engenheiros de Minas do Brasil, de conselheiro do CPRM, CREA/SP, diretor e membro do conselho consultivo do IBRAM e consultor do CNPq. Realizou atividades didáticas na Escola Politécnica da USP, de 1973 a 1986, como Professor Assistente Mestre – Economia Mineral II e Perfuração e Desmonte de Rochas e coordenador no Brasil de quatro cursos internacionais sobre Desmonte de Rochas. Foi chefe de setor na empresa Mineração Boquira, gerente técnico da Companhia Paulista de Mineração, diretor gerente na São Caetano do Noroeste, assessor da presidência na Companhia Brasileira de Mineração e é sócio principal da Casadei Engenharia Mineral.

Eduardo Antônio Ladeira

Técnico pela Escola Técnica de Mineração e Metalurgia de Ouro, MG (1958). Geólogo pela Escola de Minas de Ouro Preto – MG. (1963). Ph.D. na University of Western Ontario, Canada, 1980.

Sócio Fundador da Sociedade de Intercâmbio Cultural e Estudos Geológicos – SICEG, de Ouro Preto; sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Geologia desde 1968; membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1976; full member da Society of Economic Geologists desde 1986; sócio fundador e Conselheiro da Associação dos Profissionais de Empresas de Mineração (APROMIN).

Trabalhou como Geólogo Econômico do extinto Instituto de Tecnologia Industrial do Estado de Minas Gerais (l963-1964), Geólogo Assistente do Dr. John Cabreira, Centrais Elétricas de Minas Gerais – CEMIG (1964), Geólogo Chefe de Equipe da empresa Geologia e Sondagens Ltda., de Belo Horizonte (1964-1969), Professor Assistente, da Universidade de Brasília, Departamento de Geociências (1969-1974), Professor Adjunto, do Departamento de Geologia, Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (1974-1984), Professor Visitante, do Departamento de Geologia, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (1984-1989), Professor Adjunto Concursado do Departamento de Geologia, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, (1989-1991), Professor Titular Concursado do Departamento de Geologia, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais.(1991-1994), Sócio proprietário da firma GEOTECMIN – Geologia e Tecnologia Mineral Ltda. (1997-2010).

Fernando Crocco

Geólogo graduado pela UFMG (1985), com Mestrado em Geologia Estrutural pela UnB (1991), tendo sido aluno do Curso de Pós-graduação pela mesma UnB a nível de Doutorado por 2 anos (1991/1992) e Pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral (1997).

Atuou como profissional na Vale/Docegeo ao longo dos 18 anos, com experiências acumuladas nas diversas fases da Pesquisa Mineral, desde a fase de grassroot até a fase de pré-viabilidade, o que possibilitou uma compreensão abrangente de todo o ciclo/processo da Pesquisa Mineral.

Experiência solidificada nas técnicas de prospecção e pesquisa de depósitos minerais tais como planejamento, amostragens, acompanhamento de campanhas de sondagens (rotativa, rotopercurssiva e trado), avaliação do potencial de ocorrências e seus recursos, modelamento geológico 3D, estimativas de recursos e reservas, e monitoramento de direitos minerários e sua tramitação no DNPM.

Estas experiências foram construídas especialmente na prospecção de minérios de metais base (com destaque para Zn e Pb), de ferro e de ouro. Nas fases de conceituação de projetos e pré-viabilidade atuação também nas áreas de ferro e titânio. Experiências internacionais no Uruguai, Peru, Guiné e Índia na pesquisa de ferro e outras commodities. No Brasil amplo conhecimento da geologia do país tendo atuado em praticamente todos os estados da união. Possui 12 (doze) Artigos Técnicos publicados como autor e/ou co-autor em Periódicos e Congressos da área de Geologia.

Nos últimos 8 anos tem prestado Serviços de Consultoria em Geologia e Mineração para várias empresas do Setor Mineral em todo o Brasil e, também, no exterior, especialmente em Prospecção Mineral e minério de ferro. É consultor associado da J.Mendo desde 2011.

Frederico Lopes Meira Barboza

Geólogo Sénior com larga experiência em Exploração mineral, Geologia de Minas e Economia Mineral (M.Sc.) com atuação em cargos de alto escalão no governo federal, Diretor do DNPM e Secretário de Minas e Metalurgia do MEE, consultoria empresarial (CVRD, Votorantim Metais, Anglo American, ME4, Asperbás, ADIMB, IBRAM, Odebrech, SRK-Consulting Engineering, Hecla Minning, Delphi do Brasil) e consultoria governamental (SGM/MME, SEPLAN – Ministério do Planejamento, Instituto Geológico de Angola, ONU e OEA); é atual Diretor da Chroma Consultoria Ltda.

Luiz Eduardo C. Branco Paes (Fritz Paes)

Engenheiro Mecânico, graduado pela EEUFMG com larga experiência em equipamentos extra pesados para mineração. Em 85 fundou a Escola de Formação de Mecânicos da Sotreq SA e a conduziu formando profissionais especializados em Caterpillar. Atuou no segmento de Serviços (Manutenção) com foco na solução em campo de problemas mais complexos e elaboração de planos e programas de manutenção sob suporte de treinamentos na Caterpillar USA. Em 94 passou para a recém constituída Divisão de Mineração da Sotreq atuando na área de Aplicação e Operação de Equipamentos período no qual recebeu seis Certificações como Instrutor Demonstrador na Caterpillar Americana e três como Operador. Atuou no mesmo segmento na DCML, revenda Komatsu, período no qual (2006/07) recebeu Certificação em Carregadeiras pela Komatsu USA e trabalhou na África na coordenação de manutenção e operação em obras de Construção Civil. A convite da Caterpillar foi um dos demonstradores na feira internacional Minexpo no evento de Tinaja Hills em Tucson, AZ. Trabalhou por longo tempo com avaliações de aplicação de equipamentos nas minas, os “Site Assessments”.

Desenvolveu e executou projetos de formação profissional de Instrutores que seriam Certificados como tal pela Caterpillar Americana, “performando” 100% de aproveitamento o que constitui um recorde na empresa.

Com a “Fritz Consultoria & Treinamento” prestou consultorias a empresas como a U&M Mineração e Construção, Vale, Samarco, Tracomal, CSN, Verde Gaia, Grupo Coruripe e Sotreq.

Gustavo Dantés

Engenheiro Metalurgista pela UFMG (1978), com especialização em Gestão Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional, Radioproteção, Engenharia de Prevenção e Controle de Perdas, Engenharia Econômica.

34 anos de atuação nas áreas de Meio Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde Ocupacional.

Mais de 260 auditorias sobre gestão e conformidade legal em meio ambiente, segurança e saúde ocupacional realizadas no Brasil e América Latina, entre primeira, segunda e terceira partes, com destaque para o setor de Mineração, com 75 auditorias, perfazendo 283 dias, setor de Construção Pesada, com 51 auditorias, perfazendo 154 dias, e setor de Metalurgia, com 32 auditorias, perfazendo 119 dias.

Além de auditor de terceira parte pelo Bureau Veritas Certification (ex BVQI) em Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, e auditor e consultor independente, na estruturação e implantação de sistemas de gestão, atuou como Gerente de Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional por 14 anos na Belgo-Mineira (Siderurgia) e Belgo Bekaert Arames (Metalurgia), e por 2 anos no Grupo Magnesita (Cerâmicas e Refratários), no gerenciamento e atuação direta em processos de identificação de fatores de riscos ambientais e ocupacionais, avaliação de impactos ambientais e ocupacionais, prevenção e controle de acidentes e doenças ocupacionais, gerenciamento de riscos ambientais e ocupacionais, gerenciamento de resíduos, planejamento de resposta a emergências, gestão da cadeia de suprimentos, avaliação de indicadores de desempenho.

João Cláudio Fenelon

Engenheiro Mecânico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Engenheiro de Produção pelo Intituto de Educação Tecnológica – IETEC.

MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização pela Fundação de Desenvolvimento Gerencial e Espescialização em Desenvolvimento de Gestão pela Fundação Dom Cabral.

Ampla experiência no mercado siderúrgico tendo gerenciado áreas de produção, manutenção e utilizades da Arcelor Mittal em Sabará, MG por mais de 20 anos.

Juarez Milmann Martins

Geólogo graduado pela UFRGS em 1968,com especialização em administração pública pela FGV em 1977.

Trabalhou até 2001 na CPRM, onde exerceu as funções de geólogo de campo, superintendente regional e diretor técnico,participando de várias missões no exterior,com destaque para o grupo de mineração do Mercosul.

Em 2002 ocupou o cargo de secretário adjunto da então SMM do MME,passando a atuar como consultor a partir de 2003,tendo colaborado com a JMendo nos trabalhos para o Plano Nacional de Geologia de Angola, em 2008, e para o Plano Nacional de Mineração 2030 do MME, em 2009.

Luis Alberto Alves

Engenheiro de Minas pela Escola de Minas da UFOP (1976).

Diretor de Operações da Kinross no Brasil e Gerente Geral da Rio Paracatu Mineração S.A. (RPM), com responsabilidade, por mais de 12 anos, por todas as atividades operacionais da Empresa em Paracatu, MG, na qual, anteriormente, atuou como Gerente de Produção e Gerente de Mineração por quase 10 anos. Implantou vários Programas de Desenvolvimento Social em Paracatu, Minas Gerais, reconhecidos pelas comunidades beneficiadas.

Ainda na RPM, participou do Projeto Expansão III, que resultou no incremento da produção de 19 Mt/ano de minério alimentado na Usina para 60 Mt/ano e de vários outros projetos para aumentar a produção da Usina. Contribuiu para a obtenção, pela Empresa, da Certificação ISO 14.001, em 2001, e foi Membro do Grupo de Auditores da Rio Tinto em Segurança no Trabalho para as Américas, de 2000 a 2004.

Experiência em avaliação de Projetos de Mineração no Brasil, principalmente de Ouro, e em implantação, como Responsável, por Projeto de Mineração de Ouro no interior do Estado do Maranhão. Experiência, também, em Exploração Mineral para estudos de viabilidade, em especial no Amapá, Tocantins e Bahia.

No início de sua carreira profissional, foi responsável por Turno de Operação da Usina de Beneficiamento da Samarco Mineração S.A., como Chefe de Serviço, após o que, na Mina de Fosfato da Arafértil em Araxá, MG, atuou como Chefe do Setor de Planejamento e Controle e como Chefe do Setor de Mineração e Britagem, oportunidade em que aprofundou seu envolvimento com questões ambientais e relações com comunidades vizinhas à Mina, Mina esta muito próxima da Estância Hidrotermal do Barreiro de Araxá, uma das mais conhecidas atrações turísticas de Minas Gerais e do Brasil.

Participou de diversas Associações Comunitárias e de Grupos de Empregados de empresas onde atuou. Auxiliou na formação de diversos funcionários e ministrou aulas nas Escolas Técnica de Araxá, MG, e de Ouro Preto, MG.

Marcelo Fenelon – in memorian

Engenheiro de Minas formado pela EEUFMG em 1985, com especializações em Geomatemática pela UFOP, Finanças Empresariais pela FGV e Engenharia de Qualidade e Produtividade pela SME .

Desenvolveu carreira na MBR – Minerações Brasileiras Reunidas S.A. onde foi de Trainee a Diretor desempenhando funções de operação, manutenção, planejamento, licenciamento, etc. com diversas experiências em abertura e fechamento de minas.

Incorporado a Equipe da VALE S.A. em 2006 onde despenhou as funções de Diretor Operacional do Sistema Sul – constituído pelas minas de Fábrica, Feijão, Jangada, Pico, Sapecado, Galinheiro, Aboboras, Capitão do Mato, Tamanduá, Mutuca e Águas Claras – Sistema Sudeste – Conceição, Cauê, Minas do Meio, Brucutu, Gongo Soco, Água Limpa, Fábrica Nova, Alegria, Timbopeba e Corumbá.

Despenhou a função de COO da Vale Fertilizantes compreendendo as plantas químicas de Cubatão, Piaçaguera e Bunge, além de Uberaba, Catalão, Araxá, Araucária, Cajati e Guará, e das minas de Cajati, Araxá, Tapira, Catalão, Patos de Minas e da Mina subterrânea de Taquari Vassouras de Potássio em Sergipe.

Operador e membro do Conselho da Compañia Minera Miski Mayo situada na região do Bayovar na província de Piúra no Peru. Desenvolveu projetos na Argentina, Canadá e Moçambique, além de operação de portos tanto no minério de ferro como de fertilizantes. Membro do Conselho de Administração da MRS Logística.

Reginaldo Pedreira Lapa, possui mais de 40 anos de experiência em empresas e na função de Consultoria:
– Engenheiro de Minas (EEUFMG),
– Engenheiro de Segurança do Trabalho (USP);
– MBA em Gestão Empresarial (FDC);
– Mestre em Engenharia Mineral ( EPUSP);
– Especialização em Gestão da Qualidade – Japão;
– Especialização em Gestão de Risco – Universidade de Queensland – Austrália;
– Diretor Geral da Zeroharm – Consultoria e Treinamento em Gestão
– Consultor de empresas em Gerenciamento de Riscos, Segurança e Saúde Ocupacional;

Lecionou por 12 anos (2003-2015) na USP como professor convidado do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho do Programa de Educação Continuada.

Professor convidado da disciplina de Gerência de Riscos da PUC – Campinas.

Reginaldo Lapa é autor de livros na área de segurança e gestão de riscos e atualmente fornece consultoria de alto nível e especialista em Gestão de Riscos, Segurança e Meio Ambiente atendendo clientes globalmente.

Renato Fenelon

Engenheiro de Eletricista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade FUMEC.

Especialização em Logística Empresarial – Cadeia de Suprimentos pela Fundação Getúlio Vargas

Ampla experiência profissional em Empresas como Arcelor Mittal, Lyon Engenharia, Construtora Ápia, Sandvik e CIMCOP Engenharia e Construções.

Rogério do Nascimento

Engenheiro Eletricista, graduado pela Universidade de São João del rei em 1985, com especializações em Engenharia de Manutenção pela PUC-MG, Gestão de negócios e Engenharia Econômica pela FDC e Ciência da computação pela FUMEC-MG.

Desenvolveu carreira na MBR – Minerações Brasileiras Reunidas S.A, iniciando como Supervisor a Gerente desempenhando funções na área de Manutenção Industrial e Equipamentos.

Incorporado à equipe da VALE S.A, em 2006 a 2013, atuou como Gerente de Manutenção de Tratamento de Minério e Transportadores de Longa distância/ Máquinas de movimentação. Atuou ainda como Gerente de Manutenção de componentes e Oficina Central.

Posteriormente, integrou a equipe da MASON Equipamentos ltda, onde atuou como Gerente de Contratos de Manutenção de Equipamentos Komatsu em operação nas instalações da CSN Mineração em Minas Gerais.

Atualmente, como Consultor Associado da J.Mendo na área de Manutenção com atuação também na avaliação técnica de equipamentos e instalações industriais.

Urquiza de Hollanda 

Geólogo de Exploração Mineral – Projetos Minerais e Aplicação da Legislação Mineral / Ambiental junto às instituições federais, estaduais e municipais, a nível Brasil.

Advogado Sócio da Scarpellini & Hollanda Sociedade de Advogados, com sede em Araxá-MG e escritório em Belo Horizonte – MG – www,scarpelliniadvocacia.com.br – desde 2012, com atuação nas áreas do Direito Constitucional, Mineral , Ambiental, Civil, Administrativo, Trabalhista e Empresarial.

Membro da Comissão de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais. Perito e Gestor Ambiental.

Wanderlan Almeida 

Engenheiro de Minas pela Escola de Minas da UFOP (1979).

Ampla carreira na mineração ficando mais de 12 anos na RTZ – Rio Tinto Brasil entre Paracatu e Fortaleza de Minas.

Diretor da IPC do Nordeste por mais de 18 anos.

____________________

A J.Mendo possui, ainda, diversos outros Consultores Associados e Parceiros Estratégicos. Caso seja necessário, Consultores Associados e Parceiros Estratégicos poderão ser alocados em função de demandas específicas.

Consultores Associados