Vale Canadá aposta em recuperação de preços das commodities

27/09/11

Diretor-executivo da empresa vê cenário positivo e critica novo marco regulatório de mineração

A recente queda nos preços internacionais dos minérios reflete uma situação momentânea do mercado, que não diz respeito a relação de oferta e demanda do setor. A opinião é do diretor-executivo da Vale Canadá, Tito Botelho Martins.

“O cenário está extremamente positivo. Não há razão nenhuma para acreditar que a coisa vá mudar”, afirmou o executivo presente no 14º Congresso Brasileiro de Mineração, que ocorre na capital mineira até quinta-feira. “Se tiver algum acerto, é momentâneo. A Ásia continua forte e o cenário continua forte”, completou Martins.

Além de discutir a situação do mercado global de commodities minerais, os executivos do setor, reunidos no evento, questionaram o novo marco regulatório, atualmente em discussão pelo governo.

Martins afirma que seria importante o setor ter uma agência não apenas regulatória, mas também de fomento, que abrisse “novas fronteiras” para a mineração, o que geraria novas oportunidades no mercado brasileiro.

Para o diretor-geral da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Tadeu Carneiro, as discussões que envolvem o marco regulatório são positivas, mas a falta de definição do governo pode barrar futuros investimentos no setor. “Incerteza jurídica não é boa para ninguém”, disse Carneiro.

Atualmente, estão nas mãos do governo três projetos de lei para o setor, que envolvem a criação de uma nova legislação mineral, a alteração da legislação do royalty mineral (Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais – CFEN) e criação da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Fonte: IG

Tags: , ,

ltimas notcias