Livro narra história da mineração e divulga os 20 anos do Sindiextra

07/09/11

A importância da mineração para o desenvolvimento de um país e da humanidade vem desde a idade da pedra. E Minas Gerais tem na mineração uma das principais atividades industriais. Os utensílios que advêm da mineração, como telefone, garfo, panela, televisão, celular, entre outros produtos, fazem parte da vida das pessoas. O Produto Interno Bruto (PIB) deste setor contribui em muito para o desenvolvimento do Estado. As mineradoras responsáveis se preocupam com pessoas em torno delas e também com o meio ambiente, procurando assim exercerem atividades que possam reduzir o impacto ambiental.
 
Comemoração e lançamento
 
O Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais (Sindiextra) está completando 20 anos e começou, no dia 26, as comemorar a data, com o lançamento do livro “Entendendo a Mineração no Quadrilátero Ferrífero”. Este livro foi produzido junto com a revista Ecológico, com apoio da Vallourec Mannesman e com professores da Universidade Federal de Ouro Preto. No auditório da Federação da Indústria de Minas Gerais (Fiemg), o presidente do Sindiextra e vice da Fiemg, Fernando Coura, deu início à solenidade, agradecendo a todos os presentes, entre políticos, empresários do setor, ambientalistas e imprensa.
 
Fernando Coura ressaltou a felicidade de conjugar o lançamento do livro com as comemorações dos 20 anos do sindicato. Explicou que a obra tem um significado importante a todos, pois fi cará para sempre nas mãos de crianças, jovens e adultos. Segundo ele, o nascimento deste livro de deve à Vallourec Mannesman, que não mediu esforços e dedicação ao apoiar o Sindiextra, sem falar nos três professores da Universidade Federal de Ouro Preto. Coura elucidou que o setor mineral tem responsabilidade e o dever de mostrar para a sociedade mineira o entendimento do que é a mineração. As imagens de Minas que percorrem o mundo têm a ver com a história da mineração, por isso a preocupação com a responsabilidade ambiental, com o licenciamento ambiental adequado e social. O dirigente espera que o livro possa chegar a todas as escolas de Minas, pois a publicação tem como princípio entender a mineração sem defesa ou ataque, pois busca o entendimento.
 
Assembleia Legislativa
 
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, ressaltou: “É sabido por todos que o Estado de Minas é fi lho da mineração. Como tal, deve ser tratado com responsabilidade, carinho, zelo e amor”. Segundo Dinis, a mineração faz parte de nossa história, nossa vida, nossa cultura. Esse conceito está bem consolidado com a atividade minerária de Minas Gerais. Ainda de acordo com o presidente da Assembleia, há alguns anos essa atividade estava condenada, estigmatizada, mas os tempos são outros e os avanços foram significativos. É possível avaliar com muita tranquilidade que foi ampliada de forma forte e tenaz a consciência ambiental dos empreendedores, consolidando a responsabilidade social com crescimento, desenvolvimento e prosperidade, também pautados com a preocupação com o semelhante, com a comunidade carente. “A Assembleia de Minas estará sempre ao lado dessa atividade minerária responsável, mas a prejudicial terá uma Assembleia vigilante, dura, firme e implacável”, salientou Dinis Pinheiro.
Fonte: Edição do Brasil
Tags: ,

ltimas notcias