Abertura do XXVI ENTMME

25/10/15

Cerimônia de abertura reúne autoridades de Instituições de Pesquisa e empresas do setor mineral

Autoridades (da esquerda para a direita): Maurício Bergerman, Márcio Godoy, Carlos Hoffman, Elzevir Guerra, Cassius de Melo, Leandro Lodi, Prefeito Eloísio, Rômulo, Fernando Lins.

A solenidade de abertura do XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa – ENTMME aconteceu no domingo, 18 de outubro, no Palace Casino, em Poços de Caldas. Reunidos no salão nobre da construção histórica, os congressistas prestigiaram a composição da mesa e o discurso das autoridades presentes. Em seguida, a apresentação do “Quinteto de Metais e Percussão”, do Conservatório Musical de Poços de Caldas, encantou a plateia com músicas temas de filmes e regionais do nordeste brasileiro. Mais tarde, a Banda Piepexers, cujos músicos são professores e estudantes da Unifal – MG, campus Poços de Caldas, animou a noite enquanto todos desfrutavam do coquetel de abertura do evento.

Estiveram presentes na cerimônia e compuseram a mesa de autoridades o vice-diretor do campus avançado de Poços de Caldas, Leandro Lodi, o diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifal-MG, Professor Cassius Anderson Miquele de Melo, o prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço, o secretário de turismo de Poços de Caldas, Geraldo Rômulo Vilela Filho, o diretor do departamento de transformação e tecnologia mineral do Ministério de Minas e Energia, Elzevir Azevedo Guerra, o presidente do Centro de Tecnologia Mineral do Rio de Janeiro, Fernando Antonio Freitas Lins, o diretor global de exploração da VALE, Márcio Godoy, o representante da CAPES, Carlos Hoffman, a presidente da comissão organizadora do XXVI ENTMME, Daniela Gomes Horta e o vice-presidente da comissão, Maurício Bergerman.

Tanto a presidente Daniela, quanto o vice, Maurício, enfatizaram em seus discursos como foi durante 2 anos trabalhar diariamente para o XXVI ENTMME acontecer e ser acessível a pesquisadores, profissionais e estudantes. Eles agradeceram aos colegas das comissões organizadoras e técnicas lembrando a rica colaboração de cada um. “Espero que nossos objetivos sejam alcançados durante o evento e que possamos proporcionar condições ótimas para a apresentação dos trabalhos publicados e intercâmbio de conhecimento técnico e científico”, disse Daniela.

A presidente da Comissão Organizadora do XXVI ENTMME, Daniela Gomes Horta

O diretor da Vale, Márcio Godoy revelou que está entusiasmado com o evento devido ao grande número de inscritos e a gama de trabalhos de alto nível. “Nós temos um time da Vale participando que vai com certeza se beneficiar da troca de experiências e poder aplicar novos conhecimentos em nossas operações”, afirmou Godoy.

Enquanto isso, o diretor do departamento de transformação e tecnologia mineral, Elzevir Guerra, em seu pronunciamento, disse estar feliz em constatar o crescimento da pesquisa na área mineral e o interesse da nova geração em participar do evento. “Meu sonho é que o Brasil possa se tornar referência na produção de metais e minerais para o mundo, produzindo de forma sustentável e com tecnologia própria”, emendou o representante do Ministério de Minas e Energia.

Na solenidade, o diretor Fernando Lins, anunciou o Prêmio CETEM de Tecnologia Mineral de reconhecimento ao melhor trabalho apresentado na edição anterior do evento, que aconteceu em Goiânia, em 2013. Os autores dos trabalhos não são pesquisadores do CETEM.

Vale lembrar que, o XXVI ENTMME teve recorde em recebimento de trabalhos: foram 400 resumos recebidos, sendo que os anais do evento publicam 274 artigos (133 serão apresentados na forma oral, durante os 4 dias e 141 na forma de poster). Todos os artigos poderão ser publicados nas revistas da ABM e Holos. Ressalta-se a contribuição da 26ª edição do encontro em organizar os artigos dos eventos anteriores em uma base de dados on line em que é possível fazer buscas por título, autor ou palavras chaves.

Além das apresentações, o evento contou com 5 cursos para 75 inscritos – realizados no dia 18 de outubro – e ainda oferecerá 3 visitas técnicas na região no dia 22.

Prêmio Slawomir Dominik Piatnicki

A Professora Renata Piacentini Rodriguez da Unifal-Mg, campus Poços de Caldas, entregou o prêmio a Professora Virgínia.

Durante a solenidade de abertura do XXVI ENTMME foi entregue o prêmio Slawomir Dominik Piatnicki, instituído em 2009 na edição do evento em Gramado. O prêmio é dedicado a grandes pesquisadores da área que contribuem com produção científica, capacidade de formar profissionais qualificados e desenvolvimento tecnológico dos setores mineral e metalúrgico brasileiros.

A grande premiada foi a Professora Drª Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli que revelou grande alegria ao receber o prêmio: “O ENTMME não apenas é o evento mais importante da minha área de atuação. Foi o evento em que eu fiz minha 1ª apresentação de trabalho técnico ainda estudante. Esse reconhecimento traz satisfação mas também muita responsabilidade”.

Professora Virgínia agradece o prêmio

A professora Virginia dedicou o prêmio à sua família e o atribuiu ao seu trabalho árduo e grande esforço de trazer uma contribuição em nível global que ao mesmo tempo esteja sintonizada com as necessidades de sua região e país.

Vale lembrar que a premiada fará a abertura da sessão de “Tratamento de efluentes e reciclagem/aproveitamento e disposição de rejeitos” com a palestra “O arsênio e a mineração do ouro em Minas Gerais: como sobrevivemos? Ferramentas analíticas para entender a estabilidade química e a toxicidade”, na sala 3, na terça-feira, 20 de outubro de 2015.



ltimas notcias