Projeto ZPTM

_____________
A J.Mendo Consultoria venceu o Pregão Eletrônico do Ministério de Minas e Energia com o objetivo de realizar estudos e projetos visando à implantação de Zonas de Processamento e Transformação Mineral – ZPTMs.

Entende-se por “ZPTMs” as zonas-polo a serem incentivadas nas áreas de intensa atividade mineral, associadas às Áreas de Relevante Interesse Mineral – ARIMs (MME), aos polos estratégicos de desenvolvimento do Estudo da Dimensão Territorial do Planejamento (MPOG) e à Rede de Influência das Cidades (REGIC/IBGE). O seu ponto de partida é o estímulo ao adensamento da cadeia produtiva mineral a jusante com agregação de valor a partir de produtos de base mineral, assim como a montante, fomentando a diversificação das atividades econômicas, e da base produtiva, com impacto territorial e socioambiental decorrentes dos investimentos no âmbito do setor mínero-metalúrgico. Outra premissa é a existência de governança onde se encontra viabilidade do aproveitamento mineral. Dessa forma, há possibilidade de implantação de Zonas de Produção e Transformação Mineral (ZPTMs) nas áreas de intensa atividade mineral, como elementos de indução de novos polos estratégicos nacionais para o desenvolvimento equilibrado do território brasileiro. Os resultados serão evidenciados nos componentes da REGIC.

A implantação das ZPTMs envolverá o estudo de parâmetros técnicos, econômicos, socioambientais e demográficos de geração de renda e riqueza a partir dos bens minerais e de seus impactos nos outros setores econômicos, refletidos no comportamento da matriz insumo produto com outros polos e no desenvolvimento sequencial e progressivo dos setores constantes do REGIC (indústria, comércio, serviços e administração pública). Algumas ZPTMs poderão se voltar à integração mineral sul-americana, à industrialização de base da América do Sul e ao desenvolvimento equilibrado do território. Como exemplo, a partir de âncoras de iniciativas de vulto (indústria, infraestrutura e logística), de sua coordenação, incentivos e sinergias operacionais, formar-se-ão novos arranjos produtivos/logísticos, que alimentarão o desenvolvimento de novos polos estratégicos nacionais.

Este Projeto teve a Coordenação Geral do Consultor Frederico Lopes Meira Barboza.

Relatrios